sexta-feira, 2 de agosto de 2024

Militante social antirracista e as eleições

José Benedito de Barros


Questões que uma pessoa militante social  e antirracista precisa ter sempre em mente quando se dispõe a disputar eleições ou apoiar candidaturas a cargos do legislativo ou executivo.


1) Qual a visão de sociedade que a pessoa tem, ou seja, qual é o modelo de sociedade que ela defende, visto que há diversos modelos: capitalista, socialista, social-democrata, anarquista, dentre outros?  O modelo de sociedade que ela defende atende os interesses e necessidades das populações que mais precisam ou os interesses dos ricos e poderosos?

2) Como é o funcionamento da sociedade atual, tanto do ponto de vista de sua conjuntura quanto de sua estrutura, que gera discriminações e preconceitos por motivo de classe social, raça, etnia, religião, cultura, alterações físicas, origem nacional, regional, de de gênero, gerando fatos sociais como racismo, machismo, capacitismo, xenofobia, intolerância, violência, feminicídio, dentre outros?

3) Ela tem consciência de que vivemos em uma sociedade com desigualdade social, étnico-racial e de gênero, decorrente da forma como ela (sociedade) está estruturada, favorecendo a acumulação de riquezas nas mãos de poucas pessoas excluindo a maioria da população?

4) Ela tem consciência de que em nossa sociedade brasileira a desigualdade racial não é um discurso sem fundamento, vez que no último censo geográfico (IBGE 2022) ela foi retratada, mostrando que as populações pretas, pardas e indígenas são aquelas mais afetadas?

5) Ela conhece os instrumentos sociais, políticos e jurídicos para combater as desigualdades e, ao mesmo tempo, contribuir para a construção de uma sociedade democrática, inclusiva para todos(as) e cada um(a), com equidade social, étnico-racial e de gênero, respeitando e valorizando as diferenças, sejam elas físicas, culturais, étnico-raciais, dentre outras?

6) Ela é uma pessoa engajada nas lutas sociais, visando atender as necessidades das populações que mais precisam, nas áreas da assistência, social, educação, saúde, saneamento, meio ambiente, direitos humanos, segurança pública? Exemplos: população preta, parda, mulheres, LGBTQIA+, comunidade surda, pessoas em situação de rua, pessoas sem moradia, sem saúde, sem terra, sem comida?

7) Ela defende políticas públicas de igualdade e/ou equidade, como as ações afirmativas em forma de cotas para pessoas de baixa renda, pretas, pardas, indígenas, mulheres, idosos, surdos, pessoas com deficiência, dentre outras?

8) Ela tem conhecimento sobre as políticas públicas que já estão sendo realizadas em nível nacional, estadual e local e quais ainda precisam ser aprovadas e realizadas para atender as demandas dos que mais precisam?


*José Benedito de Barros, Mestre em Educação, Especialista em Educação Especial e em Direito, Licenciado em Filosofia e Bacharel em Direito.