sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sindicato dos bancários de Limeira divulga cartilha contra abusos bancários

Sindicato divulga cartilha contra abusos bancários - Cláudia Kojin

Reclamações mais constantes levam entidade a publicar dicas que garantem direitos dos usuários de bancos

O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e Financeiros de Limeira, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), promoveu o lançamento da cartilha “Os bancos e você - como se defender dos abusos dos bancos” ontem, em evento na sede da entidade.
Segundo a presidente do sindicato, Dalva Radeschi, a cartilha é um guia para orientação dos usuários bancários sobre os abusos mais comuns das instituições.
Com 58 páginas, elaborado pela Contraf/Cut e Idec, o guia traz dicas ao consumidor desde como escolher o banco, abertura de conta, tarifas bancárias, informações sobre débito em conta-corrente, cartão magnético e segurança bancária.
Um diferencial da cartilha são os modelos de ofício disponíveis para solução de reclamações mais comuns, como exigir cópia de contrato, reclamação de cobrança indevida, envio de cartão sem solicitação e encerramento de contas-correntes.
“Temos alguns exemplares que serão distrubuídos para órgãos de defesa do consumidor e quem estiver interessado pode acessar o site www.contrafcut.org,br e consultá-lo”, explicou.
Dalva diz que a cartilha é um importante instrumento, já que informa o cliente como garantir seus direitos. “As principais reclamações dos usuários dos bancos são respondidas nesse guia, que ainda traz orientações de como proceder em caso de abuso”, acrescentou.

http://www.gazetadelimeira.com.br/Noticia.asp?ID=48598

Nenhum comentário:

Postar um comentário