quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

DECADIE de Limeira-SP promoverá Simpósio da Igualdade Racial dia 05/02/2011

Há tempos tem-se discutido a respeito da implantação de um Plano de Igualdade Racial no Município de Limeira. É importante salientar que dentro das discussões realizadas no ano passado (2010) pelo DECADIE, o Plano Municipal da Igualdade Étnico/Racial mereceu destaque. Apesar disso não conseguimos avançar naquele momento com propostas que atendessem as demandas do povo negro afrodescendente e outras etnias carentes de políticas públicas que diminuam as diferenças, as discriminações e formas de preconceitos. Entendemos que é o momento de retomarmos aquelas discussões.
A Pré-Conferencia Regional da Igualdade Racial Limeira/Campinas, realizada em 2009, apontou como política avançada dos poderes públicos Municipais a instituição do Plano. Nesse sentido vamos dar continuidade ao debate amplo na sociedade, para sistematização da proposta que iremos apresentar de forma articulada para nossa cidade. Pretendemos articular com a Câmara Municipal e com o Prefeito Silvio Félix, cabendo a este a apresentação do Projeto de Lei que instituirá esse Plano.
Dentro do Simpósio estaremos ampliando também o debate que nós temos realizado neste ultimo período a respeito da EDUCAÇÃO E DA CULTURA, que são, a nosso ver, instrumentos importantíssimos na atualidade para preparar e dar condições aos nossos jovens para ter seu caminho facilitado para participarem do mercado de trabalho, do desenvolvimento social do país e conquistar sua autonomia.
Faz-se necessário registrar que o Plano de Igualdade já foi implantado nas cidades de EMBU (Lei 2198 de 22/12/2005), Belo Horizonte/MG, em 22/04/2009, Portal, 14/4/2010, Livramento, 09/11/2009, São Paulo, 14/04 /2010, Porto Seguro, 29/11/210 e Estado da BAHIA, 07 cidades.
O SIMPÓSIO DA IGUALDADE ÉTNICO/RACIAL será realizado no dia 05 de Fevereiro de 2010-pelo DECADIE situado na Praça João Pessoa, s/n, Centro – Limeira/SP – na Estação Ferroviária de Limeira-SP, com início às 9h00min e término previsto para as 14h30m.
 Outras informações podem ser obtidas pelo telefone do DECADIE (19)3453.9009.
(José Galdino de Souza Clemente, Diretor do Departamento de Cultura Afrodescendente e Integração Étnica de Limeira-SP (DECADIE).
 -------------------------------------------------------------------------------------
 
O que é um simpósio?
Prof. Ms. Joaquim Crepaldi e o Prof. Ms. Zionel Santana
 
Simpósio - Do grego symposium. Formada por syn, "junto", e posis, "beber". Na antiguidade, um simpósio era uma reunião informal onde os convidados nem se levantavam da mesa: ficavam ali, conversando, discutindo e bebendo. Hoje, simpósio é algo muito mais formal, mas nossa idéia é resgatar o sentido puro do termo, a conversa informal. Daí a idéia de uma reunião de especialistas ou interessados em um determinado assunto, dentro de um tema mais abrangente. Nos simpósios se fala sobre um mesmo assunto dentro das mais diversas abordagens.

Serve para que estudiosos exponham os resultados de suas pesquisas na área, bem com para atualizar conhecimentos, também é uma boa oportunidade de mostrar seu trabalho submetendo se a criticas de seus pares, a freqüência em simpósios e participação serve para coloca-lo em contato com os grupos de trabalho.

Sem duvida é muito importante por que traz a discussão temas complexos e extensos, os especialistas orientam e ensinam,cria-se o debate e redireciona atividades. Do público alvo geralmente e o especialista (que trabalha com isso) e os que trabalham com o mesmo objeto mais com abordagens diferentes.
 
www.faceca.br/centraldoaluno/download.php?pt=zionel&arq=projeto...

Blog do Movimento Ginga: http://www.gingalimeira.blogspot.com/
Email do Movimento Ginga: gingalimeira@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário