quarta-feira, 9 de março de 2011

20/03/2011: I ENCONTRO REGIONAL DE CONSELHOS MUNICIPAIS E LIDERANÇAS DO MOVIMENTO NEGRO E AFRODESCENDENTE

I ENCONTRO REGIONAL DE CONSELHOS MUNICIPAIS E LIDERANÇAS DO MOVIMENTO NEGRO E AFRODESCENDENTE.

Data do encontro: 20 de março de 2011.

Os Conselhos Municipais em defesa dos interesses dos Negros e Negras do Estado de São Paulo nasceram de uma preocupação do então governador do Estado de São Paulo André Franco Montoro (1983-1987). Tal preocupação tinha em vista abrir espaços para participação política da comunidade, e ao mesmo tempo ser um instrumento que buscasse auxiliar o governo na proposição de Políticas Públicas para participação e desenvolvimento da Comunidade Negra.

Com a criação do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo em 1984, dezenas de lideranças do Movimento Negro da época ocuparam tanto o Conselho Estadual como ajudaram a instituir Conselhos Municipais nas cidades em que residiam, influenciando outras cidades a seguirem os mesmos passos.

Durante vários anos os Conselhos tiveram um papel significativo na vida das pessoas, com o avançar da luta pela Democracia no Brasil e as conquistas avançadas pelos movimentos sociais e entre eles o significativo avanço das reivindicações do Movimento Negro Nacional.

Os Conselhos, que em muitos lugares para funcionarem sofria a influência do poder executivo local, tornando assim a sua ação pouco eficiente e em alguns casos apenas espaço de projeção pessoal, na maioria dos casos atuaram com lideranças desejosas de que os Conselhos tenham uma atuação firme em defesa dos anseios da população Negra e Afrodescendente e que estejam bem representados em todos os espaços de decisão na sociedade.

O Encontro a ser realizado no dia 20 de março de 2011 tem por objetivo contribuir para que as lideranças reunidas possam refletir sobre a conjuntura atual em que vive a nossa população e encontrar caminhos para a superação das dificuldades.


Local: Hotel Nacional INN
Endereço: Rua Barão de Campinas, 224 - Centro-Limeira / SP.
Horário: 10h às 17h
(necessário confirmar presença antecipada para reserva)
(almoço por conta da organização)
Fone: (19) 3453-9009

Organização: Departamento de Cultura Afro descendente e da Integração Étnica (DECADIE) - Secretaria de Cultura de Limeira - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário