terça-feira, 9 de janeiro de 2018

GINGA outorga título Doutor Honoris Causa Bambambam a Ademir Barbosa Junior e Mauricio Sebastião Ferreira

O Grupo de Igualdade, Cultura, Negritude e Garra Africana - GICNGA aprovou em 18/12/2017 a outorga de título de Doutor Honoris Causa Bambambam a pessoas com saberes que tenham contribuído para a resistência do povo afro-brasileiro, nas áreas das ciências, letras, artes ou cultura, na comunidade local, no Estado, país, ou comunidade internacional.

Na data de 08/01/2018 foi aprovado o regulamento e indicados e aprovados os primeiros agraciados: Maurício Sebastião Ferreira, Sacerdote Católico, Escritor e Radialista; Ademir Barbosa Junior, Sacerdote Umbandista, Escritor e Produtor Cultural.

A solenidade de entrega do título Doutor Honoris Causa Bambambam para Ademir Barbosa Junior será no dia 24 de janeiro, às 19 horas, na Câmara Municipal de Limeira, Rua Pedro Zaccaria, 70, Jardim Santa Luiza/
Jardim Piratininga/Jardim Nova Itália (próximo à sede da Delegacia da Receita Federal). A entrega do mesmo título a Maurício Sebastião Ferreira, o Padre Maurício (em memória), será em solenidade a ser agenda em data futura.

Um pouco sobre Ademir Barbosa Junior (Dermes)

Autor com mais de 70 títulos (04 deles em Portugal, onde presidiu, em 2014, o Fórum Europeu de Umbanda) e 37 revistas especializadas publicados, sou umbandista, escritor, pesquisador e um dos dirigentes da Tenda de Umbanda Iansã Matamba e Caboclo Jiboia, dirigida por minha esposa, a escritora e blogueira Mãe Karol Souza Barbosa. Mestre em Literatura Brasileira pela USP, onde também me graduei em Letras, sou professor, tradutor, revisor, terapeuta holístico, trabalhando principalmente com Reiki (do qual é Mestre), Tarô de Marselha, Baralho Cigano e Numerologia. Já produzi diversos curtas-metragens com a temática dos Orixás e coordenou fóruns, eventos, festas públicas e outros, congregando Umbanda, Candomblé, Pastoral Afro (Igreja Católica), MPB, Ioga, Dança do Ventre e outros segmentos. Sou presidente da Associação Brasileira de Escritores Afro-religiosos (Abeafro). Nasci em Piracicaba – SP, no dia 02 de agosto de 1972. Tenho percorrido terreiros, instituições e participado de fóruns, inclusive virtuais, gratuitamente, com as palestras “A Umbanda e a Espiritualidade no Terceiro Milênio” e “Teologia de Umbanda e suas dimensões”, em companhia de Mãe Karol, que ministra, também gratuitamente, dentre outras, a palestra “Exus e Pombogiras – Agentes de Luz nas Trevas”.

Um pouco sobre Maurício Sebastião Ferreira (Padre Maurício)

Sacerdote, Filósofo e Teólogo Católico, Padre Maurício dedicou sua vida à causa do povo negro e dos mais necessitados. Quando era seminarista engajou-se no grupo católico Agentes de Pastoral Negros - APNs; Depois de ordenado em 1988, participou de  diversas organizções católicas voltadas para a comunidade negra, como a Pastoral Afro. Em Limeira, na Paróquia Santa Luzia, notabilizou-se pelas diversas obras sociais e pelas chamadas "missas afro". 

Faleceu em 27 de janeiro de 2007.

Bambambam, palavra abrasileirada do termo Mbamba, do idioma denominado Kimbundo, falado no antigo reino de Angola, o Ndongo, governado pela Rainha Njinga e pelo povo umbundu.
Significado: Mestre consumado; exímio; sabedor, pessoa que sobressai, o melhor em sua área, o maioral.
Fonte: ASSIS JR, A de. Dicionário Kimbundu-português.Luanda, Ed. Argente, Santos e Cia Ltda, sd.

Nenhum comentário:

Postar um comentário