quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Atenção grupo AFRODESCENDENTES! - Sandrah Sagrado

1 de Fevereiro de 2012 10:38

Atenção grupo AFRODESCENDENTES!

Em função de muitas discussões que houveram e pessoas que me escreveram em mensagem privada, esclareço uma coisa. O grupo é de AFRODESCENDENTES, substituição da palavra NEGRO pela ONU, justamente para unificar a luta do povo negro, em função das diferentes tonalidades que possuímos.

Durante 30 anos, as diversas ramificações do Movimento Negro no Brasil lutaram para que os afrodescendentes de cútis mais clara se assumissem negros e passassem a integrar a luta. Portanto, embora haja muitos afrodescendentes clarinhos (meio amarelinhos como eu, Luh Souza e outros), é uma grande conquista quando estes afrodescendentes se assumem, integram a luta e até passam a ter uma nova visão da questão racial, uma vez que passam a valorizar suas origens.

Por isso, num grupo que busca lutar pela valorização do negro, creio que seja interessante considerarmos que, com a miscigenação, muitos dos nossos negros são mais claros sim e, ao invés de os chutarmos, taxando-os de brancos, quando comparados aos retintos, devemos trazê-los pra junto.
Quando falamos sobre questões de resgate cultural e também de cultura africana, como religiosidade, trazemos sim algumas manifestações de origem africana, mas isso não significa que tenhamos que excluir os outros. Ao contrário, temos que conscientizar a todos que entrarem que a questão racial perspassa a todos os negros (sejam retintos ou mais claros, de que religião for)!

Não dá pra termos um grupo só de retintos (bem pretinhos) como alguns talvez queiram, porque nossos negros têm várias tonalidades.
Continuem convidando afrodescendentes (negros que se assumem como negros), mas os brancos, convidem para curtir nossa página.

Nas instituições a que participamos, com certeza teremos brancos aliados, isso é importante! O grupo serve para o negro se fortalecer nestas lutas lá fora, mas não necessariamente ficar contra o branco, mas aprender a trazer aliados para a luta, ao invés de criar mais divisões.
Quem não curtiu, curta a página Afrodescendentes:


2 comentários:

  1. Boa tarde!!
    Gostaria de esclarecer que estes termos que vocês colocaram neste blog pertence ao grupo Afrodescendentes no Facebook,https://www.facebook.com/groups/afrodescendentes/
    Este texto foi construído a parir de discussões dentro do grupo e não deveriam ter saído de lá
    vocês poderiam ter comentado algo sobre este grupo que temos no face com suas próprias palavras
    Se a pessoa que postou for um membro do grupo deve se lembrar que falamos muito sobre ética no grupo e que ,apesar de estarem citando o grupo ,não foi ético retirar um trecho de um documento do grupo
    Sem mais espero que compreendam a minha indignação,pois lutamos tanto por respeito e esperamos que nosso iguais nos respeitem também
    Sonia Sacra

    ResponderExcluir
  2. Em respeito ao grupo Afrodescendentes,que é um grupo fechado e dentro do qual foi tirado que toda publicação que lá dentro se encontra a partir de discussões continuassem lá, estarei replicando esta matéria para que todos saibam que, um dos integrantes,sem sequer avisar o grupo, se apropriou de um texto que surgiu de uma discussão, publicou no blog, não avisou a autora do texto e não avisou o grupo.
    É preciso que haja maior respeito para com os grupos que estão fechados. Se fosse um grupo aberto,sem problemas, mas um grupo fechado tem que ter mais respeito para tudo o que for discutido.

    ResponderExcluir