quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Esporte: Mazembe, do Congo, derrota Inter e vai para final do mundial de clubes

Mazembe, do Congo elimina Inter de Porto Alegre no Mundial de Clubes

14 de Dezembro de 2010 16:34
ABU DABI, Emirados Árabes Unidos (AFP) - O Inter de Porto Alegre, campeão do Mundial de Clubes em 2006, foi eliminado das semifinais da competição nesta terça-feira pelo 'Tout Puissant' Mazembe, do Congo, por 2 a 0, levando os africanos a uma histórica passagem à final, que será disputada no sábado.

O gol que marcou o início do fim para o "Colorado" chegou aos 53 minutos, quando Mulota Kabangu recebeu uma bola na entrada da área, dominou e deu um chute certeiro em direção ao gol de Renan. Na reta final, Dioko Kaluyituka aumentou, aos 85 minutos.

O rival do Mazembe no sábado sairá da segunda semifinal, que será disputada na quarta-feira entre o Inter de Milão italiano e o Seongnam Ilhwa, da Coreia do Sul, enquanto o Inter brasileiro terá que se conformar, contra todos os prognósticos, na busca pela terceira posição.

A América do Sul fica, assim, sem representantes na final pela primeira vez na história da competição, enquanto o Mazembe, campeão da África nas duas últimas edições, derrubou seu segundo adversário sul-americano, quatro dias após sua vitória nas quartas de final sobre o Pachuca mexicano (1-0).

O Brasil também sofreu sua primeira derrota no Mundial de Clubes, no regresso quatro anos depois à "sua" competição, onde domina com três títulos em seis edições.

O Inter começou dominando, com uma grande chance de Rafael Sobis no primeiro minuto, mas após meia hora começou a ter problemas para controlar a partida, e os africanos, depois de seu primeiro gol, resistiram graças ao goleiro Muteba Kidiaba e ao nervosismo dos brasileiros.
No primeiro tempo, o Inter teve as melhores chances: Sobis quase marcou aos 8 minutos em uma falta que passou por cima do travessão, e aos 10 tabelou com Alecsandro, em uma jogada salva pelo goleiro do Congo.

As tentativas não pararam e Índio (22), se adiantou após um lançamento de Alecsandro, cabeceou para o gol, mas a bola foi para fora do gol africano. Apenas alguns minutos depois, aos 36, outra chance foi perdida, quando Wilson Matias também fez a bola roçar o travessão.

O Mazembe, na defensiva e apostando na velocidade dos contra-ataques, inquietou Renan apenas com um chute de Mulota Kabangu (11), contido pelo goleiro brasileiro, e pelo ataque de Kaluyituka (26).

No segundo tempo, a situação mudou. Os africanos atacaram no primeiro minuto com um chute de Kaluyituka (46), que serviu de presságio para o gol de Kabangu aos 53, que fez a gigante torcida brasileira nos Emirados emudecer.

Após o golpe e o constrangimento inicial, o Inter começou a buscar o empate. Sobis, o homem mais perigoso do ataque "Colorado", teve duas grandes chances, com um chute salvo por Kidiaba (60) e outra cabeçada que passou pouco acima do travessão (65).

Celso Roth colocou em campo outro de seus principais jogadores ofensivos, Giuliano, em uma equipe lançada ao ataque, mas com a ameaça do tempo contra si.

O próprio Giuliano teve uma grande chance aos 70 minutos, também frustrada por Kidiaba, até agora invicto na competição.

O Inter morreu com dignidade, lutando até o fim, mas em um contra-ataque do Mazembe chegou o gol de Kaluyituka (85), que afundou os brasileiros em sua primeira partida, perante os olhares atentos de "Rafa" Benítez, o técnico espanhol do Inter de Milão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário