quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Noticias de Angola -16-12-2010 0:05

Noticias de Angola -16-12-2010 0:05

Angop
Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

Luanda - A Agência de Notícias Angola Press, Angop-E.P, incluiu no seu serviço noticioso das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos nacionais:

Parceria
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, disse, em Pretória, que o país está aberto à inscrição de novos parceiros que queiram ser co-investidores na refinação do petróleo do Lobito. 

Consideração
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, considerou a Ilha de Robben, na cidade do Cabo, na África do Sul, um "grande Museu aberto para todos, um sítio de memória colectiva do povo sul-africano, mas também parte de todos os povos que lutam pela paz, liberdade e o progresso".

Despedida
A delegação angolana presente na 17ª edição do Festival Mundial da Juventude e Estudantes, em curso desde o dia 13 do corrente na cidade sul-africana de Pretória, deslocou-se ao Sheraton Pretória Hotel para despedir-se do Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, no termo da sua visita oficial de três dias, a convite do seu homólogo local.

Regresso
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, regressou já ao país, depois de ter efectuado uma visita de Estado de três dias à África do Sul, a convite do chefe de estado sul-africano, Jacob Zuma.

Compromisso
Os chefes de Estado e de Governo dos países membros da Conferência Internacional sobre os Grandes Lagos, reunidos em Lusaka, reassumiram o compromisso de combater a exploração ilegal de recursos naturais, através de mecanismos nacionais, regionais e internacionais.

Parlamento
O presidente da Assembleia Nacional, António Paulo Kassoma, declarou que a elevação dos níveis de desempenho e do debate político no parlamento foi a alavanca da nova era política e sinónimo da vitalidade da democracia.

Cimeira
A cimeira especial de Chefes de Estado e de Governo sobre a exploração ilegal de recursos naturais na região dos Grandes Lagos, realizada em Lusaka, Zâmbia, encerrou com a assinatura de uma declaração de compromisso.



Regime jurídico
A proposta de Lei sobre o Regime Jurídico do Notariado foi apreciada na generalidade e aprovada com 171 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções pelos deputados à Assembleia Nacional.

Aprovação
O Parlamento angolano apreciou, na generalidade, e aprovou por unanimidade (173 votos) a proposta de Lei das Transgressões Administrativas.

Afirmação
A Lei sobre o Regime Geral das Taxas visa favorecer as entidades públicas, regulando as relações jurídico-tributárias, geradoras da obrigação de pagamento das mesmas, afirmou a ministra da Justiça, Guilhermina Prata, perante a plenária da Assembleia Nacional.

Eleição
O deputado da bancada parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira, foi eleito por unanimidade presidente do grupo nacional Paritário da África Caraíbas e Pacífico-União Europeia (ACP-UE).

Valorização
Samora Machel Júnior, um dos filhos do falecido Presidente de Moçambique, Samora Machel, valorizou os 35 anos de independência de Angola e do seu país, assinalados  este ano, e atribuiu este feito à luta de Agostinho Neto e de seu pai.

Doação
A Esso Exploration Angola (Bloco 15) procedeu, em nome da ExxonMobil, a entrega de uma doação de 2,5 milhões de dólares norte-americanos para apoiar projectos comunitários direccionados ao combate da malária em Angola.

Formação militar
Quinze oficiais superiores de países africanos terminaram, em Luanda, vários cursos militares que durante o ano lectivo 2010 decorreram na Escola Superior de Guerra das Forças Armadas Angolanas (FAA).

Ranking
Angola subiu quatro lugares no ranking da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), posicionando-se agora no 88º lugar com 378 pontos, indica a actualização efectuada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário