sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Antonieta de Barros: pioneira do feminismo negro em Santa Catarina


Educadora, jornalista e deputada estadual pelo Estado de Santa Cantarina.

Antonieta de Barros nasceu em 1901 em Florianópolis (SC), numa família pobre. Sua família alugava a casa para alunos oriundos de várias partes do Estado, que se dirigiam à capital para fazer seus cursos. Esses contatos contribuíram para incentivar Antonieta a se interessar pelas letras.

Aos 17 anos ingressou na Escola Normal Catarinense, formando-se em 1921, tornando-se professora de Português e Literatura. Depois fundou um curso particulares direcionado às pessoas carentes. Fundou o Jornal A Semana e dirigiu a revista Vida Ilhoa, que tratava de educação, política, gênero e preconceito racial. Escreveu o livro Farrapos de Ideias, utilizando o pseudônimo Maria da Ilha.

E não parou por aí. Foi eleita deputada, tornando-se a primeira deputada estadual negra do país, a primeira deputada mulher de Santa Catarina. Militou, ainda, na Frente Brasileira para o Progresso Feminino.

No ano de 1934, Antonieta se engajou-se na luta por direitos civis, sociais e políticos, defendendo, entre outras coisas, o direito das mulheres ao voto.

Sobre sua vida há o documentário da cineasta Flávia Person, denominado por ela de Antonieta (2015); a Dissertação de Mestrado de Karla Nunes, denominada Antonieta de Barros – Uma mulher negra no círculo do poder político em Santa Catarina nas décadas de trinta a cinquenta, e o livro Antonieta de Barros, da autora Jarid Arraes.

Faleceu em 1952, aos 51 anos de idade.

Obras consultadas:

DA ESCOSSIA, Fernanda. A filha de ex-escrava que virou deputada e inspira o movimento negro no Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160226_primeira_deputada_negra_fe_ab
FALCARI, Gisele. Antonieta de Barros: protagonista de uma mudança. Disponível em: http://www.afreaka.com.br/notas/antonieta-de-barros-protagonista-de-uma-mudanca/
JORDÃO, Vivian. Antonieta de Barros: A mulher pobre e negra que se tornou deputada, jornalista e educadora. Disponível em: https://www.huffpostbrasil.com/2017/11/16/antonieta-de-barros-a-mulher-pobre-e-negra-que-tornou-se-deputada-jornalista-e-educadora_a_23279880/

Nenhum comentário:

Postar um comentário