quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Glória Maria: Repórter


Jornalista brasileira, Glória Maria foi a primeira repórter negra na televisão do Brasil, com estreia em novembro de 1971. Na época, ela também foi a primeira mulher a usar a Lei Afonso Arinos contra discriminação racial no Brasil, quando o gerente de um hotel de luxo não permitiu que ela entrasse pela porta da frente do prédio.
Hoje, mesmo depois de ter construído um currículo grande e passado por cerca de 156 países, Glória Maria admite que ainda sofre preconceito.
Na TV Globo desde 1971, Glória Maria foi a primeira repórter a entrar ao vivo no Jornal Nacional. De 1998 a 2007, apresentou o Fantástico e, desde 2010, integra a equipe do Globo Repórter.
O espírito de aventura pautou a carreira da jornalista Glória Maria. Seja voando de asa delta ou escalando o Himalaia, seja sobrevoando de helicóptero a cratera de um vulcão ou driblando a segurança dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. Na ocasião, inclusive, obteve um “furo” de reportagem ao conseguir que o velocista Carl Lewis, então campeão mundial dos 100 m rasos, antecipasse parte do juramento olímpico, exibido com exclusividade pelo Fantástico.
Em suas reportagens, nas quais mostrou os mais diferentes povos, culturas e lugares do Brasil e do mundo, ela enfrentou condições adversas. Sem produtor, suas viagens eram feitas só com um cinegrafista e para chegar onde queria, não mediu esforços. Arrastou mala, dormiu em saco de dormir na beira de rio, ficou sem comer alimentando-se de barras de cereal, foi roubada e abandonada no meio do caminho com o cinegrafista, como aconteceu na Nigéria. Mas nunca desistiu.
Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio de Janeiro. Filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta, estudou em colégios públicos estaduais onde obteve boa formação cultural: “Estudei inglês, francês, latim e vencia todos os concursos de redação da escola.” Em 1970, foi levada por uma amiga para ser rádio-escuta da Globo do Rio. Glória conciliava os estudos da faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) com o emprego de telefonista da Embratel. Na Globo, acabou virando repórter numa época em que os jornalistas ainda não apareciam no vídeo.
http://memoriaglobo.globo.com/perfis/talentos/gloria-maria.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário