quinta-feira, 1 de novembro de 2018

André Pinto Rebouças - Engenheiro, Advogado, Deputado...


André Pinto Rebouças nasceu em Cachoeira, Bahia, em 1838. 
Sua mãe, Carolina Pinto Rebouças era filha de André Pinto da Silveira (comerciante) e seu pai, Antônio Pereira Rebouças mestiço afro-português.
André tornou-se engenheiro e como tal, resolveu o problema de abastecimento de água no Rio de Janeiro, que era capital do Império. Foi Deputado, Advogado e Conselheiro de Dom Pedro II, Imperador do Brasil.
Na Guerra do Paraguai, serviu na condição de engenheiro militar, tendo desenvolvido um torpedo que foi utilizado com sucesso.
Juntamente com seu irmão Antônio, outro engenheiro, apresentaram o projeto de uma estrada de ferro que ligaria Curitiba ao litoral paranaense, mais precisamente em Antonina. O projeto foi, depois alterado, para chegar até Paranaguá. Até hoje essa estrada é uma referência em termos de ousadia no campo da engenharia.
Destacou-se como abolicionista, na década de 1880, tendo ajudado na criação da Sociedade Brasileira Contra a Escravidão, juntamente come Joaquim Nabuco, José do Patrocínio, dentre outros. Teve participação também na Confederação Abolicionista. Foi dele também a redação dos estatutos da Associação Central Emancipadora. Juntamente com Visconde de Taunay participou da Sociedade Central de Imigração.
Após a proclamação da República, acompanhou a família imperial rumo a Europa, tenho permanecido lá por dois anos. Em 1892 foi trabalhar em Luanda, Angola; em 1893 foi morar na Ilha da Madeira, na cidade de Funchal. Faleceu em 1898, na Ilha da Madeira, aos 60 anos.

Obras escritas: "Memórias sobre os Caminhos de Ferro da França" e junto com o irmão Antônio  escreve "Estudos sobre Portos de Mar".
André e Antônio (seu irmão) são considerados dois dos maiores engenheiros brasileiros do século XIX.

Fontes:
https://educacao.uol.com.br/biografias/antonio-reboucas.htm 

https://www.ebiografia.com/andre_reboucas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário