segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Antônio Rebouças: Engenheiro responsável pela construção da estrada de ferro de Campinas a Limeira e Rio Claro

Segue abaixo um pouco sobre a breve e intensa vida do engenheiro Antônio Rebouças, irmão do outro engenheiro, André Rebouças. O texto abaixo é uma compilação quase literal extraído do site da "Uol", com algumas informações do site da "Bahia-turismo".
Esperamos que apreciem.
................................................................................................................
Antônio Pereira Rebouças Filho nasceu na cidade baiana de Cachoeira, em 13 de junho de 1839 e Faleceu precocemente com 35 anos, em 1874, de malária (ou tifo).
Ele era irmão de outro engenheiro, André Rebouças. Ambos fazem parte da galeria dos grandes engenheiros brasileiros do século XIX.
Assim como seu irmão, Antônio completou seus estudos de engenharia na Europa, especializando-se na construção de estradas de ferros e portos marinhos
https://t.dynad.net/pc/?dc=5550001577;ord=1541462519701Fato importantíssimo mas pouco comentado nos dias de hoje, é o fato de Antônio ter sido o engenheiro responsável pela construção da Estrada de Ferro de Campinas a Limeira e Rio Claro, da ponte de ferro sobre o rio Piracicaba e da Estrada de Ferro Antonina - Curitiba, no Paraná, concluída em 1873.
Antônio divide com André a responsabilidade pela criação da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba.
Em 1871, Antônio Rebouças fundou a Companhia Florestal Paranaense, localizada próxima ao traçado da então futura ferrovia Curitiba-Paranaguá e considerada a primeira grande empresa madeireira do Paraná.
Fontes:
http://www.bahia-turismo.com/cachoeira/antonio-reboucas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário